Planejamento Estrategico da RBTR RJ

sábado, 24 de julho de 2010

21 instituições culturais confirmam presença no Encontro Estadual

Cerca de 50 articuladores confirmados

Cerca de 21 instituições culturais de várias regiões do estado do Rio de Janeiro confirmaram presença no I Encontro Estadual de Teatro de Rua, que ocorrerá entre os dias 13 a 15 de agosto na cidade de Cachoeiras de Macacu.

Durante três dias, os grupos e artistas se revezarão em uma pequena Mostra de Teatro de Rua e farão intervenções urbanas, cortejos e oficinas. Além disso, os articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua no Rio promoverão a construção da Carta de Princípios da Rede, bem como definirão o Planejamento Estratégico do movimento de Teatro de Rua no estado para os anos de 2011 e 2012. Para tanto, contarão ainda com a consultoria especializada do SEBRAE.

Haverá ainda uma Feira Popular onde os artistas da Rua venderão seus produtos como adesivos, bolsas, dvds, malabares, maquiagem de palhaço e outros adereços.

Para interessados em participar do evento, a organização local disponibiliza a Carta-Convite da Rede que poderá servir de documento para negociar apoio com governos e empresas locais no custeio das despesas de alimentação, hospedagem e transporte dos grupos que ainda queiram participar. Interessados devem enviar solicitação para o e-mail rbtrrj@gmail.com.

Cerca de 50 pessoas inscritas até dia 22 de julho terão suas despesas locais custeadas pelo evento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mostra Rio x São Paulo recebe inscrições até dia 10 de agosto

Evento que era realizado em Paraty ganha novos ares





O Grupo Arteatro, dando continuidade ao projeto Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua, que durante seis edições aconteceu na cidade de Paraty, e com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura/RJ, através do prêmio "Seleção Pública de Projetos na Área de Artes Cênicas/Festival de Teatro", e apoio da Prefeitura de Mangaratiba, através da Fundação Mario Peixoto, torna público a abertura das inscrições para a sétima edição do evento, que se intitula " VII Mostra Rio -São Paulo de Teatro de Rua - Mangaratiba 2010 ", nos termos do presente regulamento:

A mostra será realizada nas ruas e praças de Mangaratiba e distritos, no período de 29 a 31 de outubro de 2010, objetivando o desenvolvimento cultural, turístico e a difusão da produção teatral na cidade, e terá caráter não competitivo.

Serão selecionados 06 (seis) grupos/cias de teatro de rua, amador ou profissional dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. (espetáculos nas categorias adulto, infantil ou infanto-juvenil)

As inscrições devem ser efetuadas até 10 de agosto de 2010.

Os grupos interessados em participar deverão preencher formulário disponibilizado no site

http://www.mostrariosaopaulo.com.br

e entregar pessoalmente ou enviar por correio (SEDEX), DVD contendo a íntegra do espetáculo, sem edição, para o endereço constante no site acima.




domingo, 18 de julho de 2010

Inscrições para grupos e artistas



REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA / RJ
Acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto o I ENCONTRO ESTADUAL DE TEATRO DE RUA em Cachoeiras de Macacu - RJ, evento promovido pela Rede Brasileira de Teatro de Rua / Rio de Janeiro.

Durante os três dias, acontecerão apresentações artísticas, intervenções, discussões da Rede e exibição de filme.

Acompanhe os preparativos do evento no blog www.RBTRRJ.blogspot.com.
Cadastre seu e-mail no Google Grupos (link no blog) e participe ativamente desta construção.


INSCRIÇÃO DE GRUPOS
Grupos e artistas interessados devem entrar em contato pelo e-mail rbtrrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 8239.7406 (produção local).

Cada grupo participante deverá custear seu transporte e levar roupa de cama.
O evento custeará alojamento e alimentação nos três dias. A capacidade máxima de atendimento é de 100 pessoas, prioritariamente grupos do estado do Rio de Janeiro. As inscrições serão aceitas até o próximo dia 22 de julho.




Atenciosamente,

Companhia Artística Em Nós
Os Errantes Brincantes
Companhia Viva
Palhaça Borboleta
Programa Boas Conversas
Trupe Família Clou
Palhaços Abelhito e Sucata
Palhaço Afonso Xodó / Boa Praça
Grupo Entrou Por Uma Porta
Cia 2 Banquinhos
Teatro Itinerante

Com o apoio de:

SEBRAE RJ
Secretaria de Estado de Cultura
Funarte - Fundação Nacional de Artes
Associação de Artistas de Nova Friburgo
Associação de Artistas de Cachoeiras de Macacu



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rede promoverá Encontro Estadual em Cachoeiras de Macacu

Cerca de 15 grupos participarão do evento



A Rede Brasileira de Teatro de Rua no Rio de Janeiro realizará, nos dias 13, 14 e 15 de agosto, o "I Encontro Estadual de Teatro de Rua do Rio de Janeiro". O evento marca a retomada da Rede e inaugura um novo processo de interiorização de suas manifestações coletivas, cujo objetivo é, entre outros, fortalecer os núcleos de Teatro de Rua do interior do estado.

Neste primeiro encontro, além das apresentações artísticas e intervenções urbanas dos grupos, será construída a Carta de Intenções da Rede Rio, e definido o planejamento estratégico das atividades para 2011 e 2012.

A Secretaria Estadual de Cultura, a Funarte e o SEBRAE RJ já confirmaram apoio ao evento.



Maiores informações em breve aqui no blog, ou através do cadastro de e-mail no Google grupos da Rede (VEJA BOX no lado direito superior do blog).


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ocupação Cultural de Manguinhos, zona norte do Rio

A Rede Estadual esteve representada por diversos grupos








A Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, com o apoio da Casa da Mulher e do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, comemorou de 20 a 26 de junho, na Biblioteca Parque de Manguinhos, Zona Norte da cidade, o 171º aniversário de nascimento de Joaquim Maria Machado de Assis, um dos ícones da literatura brasileira. O período comemorativo, denominado Semana Machado de Assis, foi aberto no espaço cultural neste domingo (20/06) e contou com a apresentação da Rede Estadual de Teatro de Rua.

Estiveram presentes os grupos Teatro Itinerante (Marcondes Mesqueu), Cia 2 Banquinhos (Vinicius Longo), Grupo Entrou Por Uma Porta, e os palhaços Leo Carnevale e Aline Busato. Durante 2 horas os artistas ocuparam o interior e frente da Biblioteca Parque com muita alegria e companherismo, mostrando que a Rede de Teatro de Rua do Rio de Janeiro tem seu papel na transformação do espaço urbano e social da Cidade e do Estado.

Para o diretor do Grupo Entrou Por Uma Porta, Reinaldo Santana, o evento tem um objetivo transformador:

- Estar aqui hoje tem duas conotações para nós. Uma cultural, por Machado de Assis ser um autor negro, e outra urbana, a partir do momento em que ocupamos esta praça pela primeira vez. A arte na rua não é a solução, mas uma das soluções para diminuir a violência urbana. Através dela levamos às pessoas o crer no sonho, no lúdico; numa outra realidade - disse Santana.

O Grupo Entrou Por Uma Porta ocupa esta praça todos os finais de semana com ensaios de seus espetáculos e trabalho com jovens e crianças locais. Conheça mais em http://grupoentrouporumaporta.blogspot.com/



.