Planejamento Estrategico da RBTR RJ

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ocupação Cultural de Manguinhos, zona norte do Rio

A Rede Estadual esteve representada por diversos grupos








A Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, com o apoio da Casa da Mulher e do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, comemorou de 20 a 26 de junho, na Biblioteca Parque de Manguinhos, Zona Norte da cidade, o 171º aniversário de nascimento de Joaquim Maria Machado de Assis, um dos ícones da literatura brasileira. O período comemorativo, denominado Semana Machado de Assis, foi aberto no espaço cultural neste domingo (20/06) e contou com a apresentação da Rede Estadual de Teatro de Rua.

Estiveram presentes os grupos Teatro Itinerante (Marcondes Mesqueu), Cia 2 Banquinhos (Vinicius Longo), Grupo Entrou Por Uma Porta, e os palhaços Leo Carnevale e Aline Busato. Durante 2 horas os artistas ocuparam o interior e frente da Biblioteca Parque com muita alegria e companherismo, mostrando que a Rede de Teatro de Rua do Rio de Janeiro tem seu papel na transformação do espaço urbano e social da Cidade e do Estado.

Para o diretor do Grupo Entrou Por Uma Porta, Reinaldo Santana, o evento tem um objetivo transformador:

- Estar aqui hoje tem duas conotações para nós. Uma cultural, por Machado de Assis ser um autor negro, e outra urbana, a partir do momento em que ocupamos esta praça pela primeira vez. A arte na rua não é a solução, mas uma das soluções para diminuir a violência urbana. Através dela levamos às pessoas o crer no sonho, no lúdico; numa outra realidade - disse Santana.

O Grupo Entrou Por Uma Porta ocupa esta praça todos os finais de semana com ensaios de seus espetáculos e trabalho com jovens e crianças locais. Conheça mais em http://grupoentrouporumaporta.blogspot.com/



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário